O Biribá (Annona mucosa) é uma árvore da familia Annonaceae, também conhecido como biribazeiro, biribá-comum, beribá, pinha, jaca-de-pobre, araticum-ponhé, fruta-da-condessa ou biribá-das-antilhas, é originária do ocidente da Amazônia e da Mata Atlântica pluvial (do Rio de Janeiro a Pernambuco).
A árvore atinge entre seis e dezoito metros de altura, ramificando-se desde a base, culminando numa copa estendida. As folhas têm entre 12 a 15 centímetros de comprimento.
As flores são hermafroditas, solitárias ou aos pares, com três sépalas e seis pétalas, cor verde-claro e odor característico, e se formam entre julho e setembro.
O fruto é um sincarpo cônico ou globoso com epicarpo grosso de cor verde, que muda para amarelo quando madura. A polpa é branca e abundante, de sabor doce. Pesa de 300 a 1.300 gramas, atingindo de 10 a 14 cm de comprimento e 6 a 16 de diâmetro, amadurece de Novembro a Maio. Com muitas sementes, o biribá pesa em torno de 300 a 1.300 gramas, atinge de 10 a 14 cm de comprimento e tem aspecto escamoso. A casca do fruto é grossa e de coloração de verde a amarelo, com pigmentos pretos.
Floresce na primavera. A fruta amadurece de novembro a maio e é um sincarpo cônico, ou globoso, com epicarpo grosso de cor verde, que muda para amarelo quando maduro.
Por sementes ou enxertia.
Habita a mata de terra firme na Amazônia Ocidental. Está distribuída até o nordeste brasileiro, nas Antilhas e outras partes do Caribe. A árvore é muito cultivda em pomares domésticos, principalmente na Amazônia e no Nordeste do país.